Estrela Sul Estrela Sul

As Paisagens

Estrela, Rio, Volfrâmio e Xisto: descubra os diferentes tipos de cenários que conferem uma variedade paisagística inigualável a esta região.

Estrela

Sendo a mais alta serra de Portugal, a Estrela, é bem conhecida da generalidade dos portugueses, fazendo parte de um certo imaginário nacional em que os elementos neve, ovelhas, pastores, queijo e lanifícios, estão sempre presentes, mesmo para aqueles que nunca terão subido à Torre.

Volfrâmio

A história do volfrâmio começou em 1881, quando um carvoeiro, natural de Casegas, descobriu na Panasqueira, lugar da freguesia de S. Jorge da Beira (na altura Cebola) umas pedras negras muito pesadas, que vieram a ser identificadas como volfrâmio, daí tendo vindo a nascer o Couto Mineiro da Panasqueira.

Xisto

O xisto é um dos elementos mais marcantes das paisagens do território da ADERES. Eleva-se em piçarras nas cumeeiras, limita e conduz, entre as fragas, os rios e as ribeiras. A tenacidade dos homens daí o foi extraindo e talhando, levantando muros que limitam propriedades e caminhos, erguendo monumentais socalcos e casas, das mais modestas às senhoriais.

Rio

O rio aqui é o Zêzere! Vem da Estrela, a caminho do Tejo, cruzando uma boa parte do território da Estrela-Sul. De Vales do Rio ao Barco, vai tranquilo e cristalino, a partir daí inicia um percurso tortuoso, entre meandros. Em invernos chuvosos e nevosos ganha outro caráter e cor