As Freguesias
Listagem de todas as freguesias abrangidas pelo projeto Paisagens da Estrela, do Volfrâmio, do Xisto e do Rio – Novas Narrativas Patrimoniais e Culturais.
Aldeia de S. Francisco
Atualmente a freguesia da Aldeia de S. Francisco constitui verdadeiramente o centro da atividade extrativa das minas da Panasqueira.
Barco e Coutada
O Barco deve o seu nome a um muito antigo privilégio régio que o tornou uma das povoações ribeirinhas do Zêzere com direito a ter, e explorar, a travessia do rio através de uma barca.
Barroca
Na Barroca a história do xisto escreve-se há milénios, os seus remotos antepassados gravaram figuras geométricas mágicas e animais em rochas nas margens do Zêzere.
Bogas de Cima
O povoamento da freguesia reparte-se por uma série de pequenas aldeias, disseminadas entre pinhais, sendo a exploração florestal uma das principais atividades da freguesia.
Casegas e Ourondo
Casegas é uma das povoações mais antigas no conjunto das freguesias da ADERES, com referências históricas que remontam ao século XII.
Cortes do Meio
Cortes do Meio é uma freguesia de contrastes, que desde logo se manifestam na altimetria do seu território.
Erada
Erada, apesar de estar no sopé da Estrela, não tem verdadeiramente um carácter serrano. Os relevos são arredondados, os afloramentos rochosos pouco frequentes.
Janeiro de Cima e Bogas de Baixo
Janeiro é terra de barqueiros, construtores de barcos e pescadores que, simultaneamente talham a pedra, cultivam as várzeas e tratam dos pinhais.
Lavacolhos
Na sombra da Gardunha e com o olhar na Estrela, Lavacolhos é uma freguesia muito particular, entrelaçam-se e coexistem muitos elementos e influências.
Paúl
A vila do Paúl possui uma marca identitária muito forte que lhe advém do aspeto das construções tradicionais.
Peso e Vales do Rio
Peso e Vales do Rio estão inequivocamente ligados ao Zêzere que aqui tem ainda as características do seu curso da Cova da Beira.
S. Jorge da Beira
A história da mineração do volfrâmio em Portugal inicia-se aqui, ainda em finais do século XIX, pela mão de um simples carvoeiro natural de Casegas.
Silvares
A vila é uma povoação muito antiga com referências históricas que datam da Idade Média.
Sobral de São Miguel
O nome sobral diz tudo. É terra de sobreiros (aqui normalmente designados por sobreiras), existindo em redor da aldeia alguns de porte monumental.
Unhais da Serra
O topónimo advirá, talvez, do facto de ficar no sopé ou extremidade da Estrela, cuja presença marca fortemente o carácter e a identidade desta freguesia.