Aldeia de S. Francisco

Atualmente a freguesia da Aldeia de S. Francisco constitui verdadeiramente o centro da atividade extrativa das minas da Panasqueira; a algumas centenas de metros da sede da freguesia, a Barroca Grande é a grande entrada para o coração da mina onde, em 3 turnos diários, algumas dezenas de homens extraem das entranhas da terra toneladas de rochas, que ascendem e circulam pela superfície, sujeitas a diferentes tratamentos até à obtenção do volfrâmio, do cobre e do estanho. 

A mina é um organismo complexo, em constante mudança e movimento, nos tapetes rolantes, nos sons da maquinaria, no gotejar permanente da água, no vaivém dos trabalhadores da superfície…. Sobre a mina e sobre a paisagem ergue-se uma monumental escombreira dos materiais sobrantes, que enquadra a própria sede da freguesia e, qual serra, é visível em muitos quilómetros ao redor. 

O Zêzere limita toda a área sul da freguesia, e se em alguns pontos margina paisagens industriais, noutros corre em rápidos, resultantes da sua passagem em vales apertados, com encostas cobertas por matagais mediterrânicos.

Volfrâmio
Volfrâmio